Quer dar um “up” na sua produtividade?

Tempo de leitura: 2 minutos

Às vezes desejamos ter uma resposta certa para tudo.

Se quero isso, faço aquilo.
Se fiz isso terei aquilo outro…
Se não consegui é porque não fiz tal coisa direito…

Cada objetivo, conquista, mudança na vida com sua respectiva “fórmula mágica”.

Mas…
Será que a vida é simples assim? Por mais que a gente queira, já deu para perceber que essas fórmulas não existem.
E produtividade é um desses assuntos para o qual buscamos respostas simples e resultados rápidos, pois, o tempo voa e nossa lista de coisas pendentes para resolver só aumenta! Baixamos tabelas e modelos de check lists, aprendemos conceitos sobre produtividade, tentamos aplicar alguns, e, na maioria das vezes, não obtemos os resultados que desejamos.

Vamos entender o por quê?

Porque esses modelos são processos racionais, nos ajudam a definir por onde começar, como não esquecer de nada, o que priorizar. Mas não nos ajudam a lidar com outros aspectos que impactam em nossa produtividade.

Quer ver?

Como ser uma pessoa produtiva sem a energia e o pique para fazer as coisas acontecerem? Se não estou feliz com minha vida e com o meu trabalho ou não tenho esperança de melhora? Se gasto um tempo valioso em conflitos ou se perco o foco com as dificuldades de relacionamento da equipe? Se nem sei porque preciso ser uma pessoa mais produtiva, não entendo para que faço meu trabalho ou até entendo e aí é que não vejo importância mesmo?

Percebeu como diferentes aspectos da nossa vida impactam direta ou indiretamente a nossa capacidade produtiva? E esses aspectos não são somente os racionais? Então, pense em sua produtividade de um jeito mais amplo, identifique a real causa da dificuldade e foque em um plano de ação que realmente seja capaz de gerar resultados para você ou para sua equipe!

Achou interessante essa forma de ver a produtividade? Quer aprender como identificar isso em você ou na sua equipe e ver outros temas que impactam a sua vida por uma perspectiva mais ampliada também? Fique ligado aqui no blog, ou lá no Face, que vamos juntos aprender cada vez mais com essa bússola do autoconhecimento!


Escrito por: Alessandra Ramos

Ale é analista de Gestão do Conhecimento, casada com Marcos e mãe dos pequenos Nícolas e Catarina, dedica um tempo para desenvolver pessoas e organizações.